Marcha da Liberdade acontece em Fortaleza no último sábado 18 de junho

Por Paulo Winz

No sábado, 18 de junho, por volta das 16 horas, pouco mais de 300 pessoas se reuniram em frente à Igreja de São Pedro, em Fortaleza, para a maior manifestação simultânea do país, a Marcha da Liberdade.  Cartazes, bandeiras e ideias se juntaram em prol de uma política justa pela liberdade de expressão e pelo direito de ter direitos.

A Marcha aconteceu sem confronto com a polícia que desde a concentração acompanhou a passeata garantindo a segurança das pessoas.

Em Fortaleza, a Marcha se caracterizou pelo apelo às políticas ambientais, ao uso demasiado de carros na cidade, à força feminina e à legalização da maconha, pregando a política de descriminalização da droga. Além da presença de coletivos GLSBTT, ambientalistas, proteção aos animais, movimento estudantil da UFC, pontos de cultura, agentes culturais, artistas, músicos, ciclistas, entre outros que defendem a liberdade.

Por Paulo Winz

Mesmo sem ter tido apoio da Autarquia Municipal de Transito (AMC) para fazer o bloqueio das ruas e organizar o transito durante a Marcha, os manifestantes foram, pacificamente, tomando as ruas da orla turística de Fortaleza, a Av. Beira Mar. Até os condutores de carros foram envolvidos e acompanharam a Marcha.

Por Paulo Winz

Em um percurso de aproximadamente 3 km, os marchantes seguiram com megafone, e palavras de ordem: “chão, chão, chão, quem é contra repressão”; “hu, sai do chão que é contra a repressão” e os que observavam a Marcha passar pela orla, ouviram também “vem, vem, vem marchar também!”.  A RedeCem acompanhou a Marcha, na organização e articulação, fazendo a transmissão on line durante todo o percurso, além da cobertura de fotos e imagens.

A Marcha em Fortaleza seguiu colorida com muita cooperação dos envolvidos, a orla da Beira Mar foi preenchida por grupos de diversos interesses que juntos entenderam a importância de defender objetivos em comum. Durante todo o trajeto a manifestação aconteceu de forma pacífica, embalada pelo bloco carnavalesco Unidos da Cachorra, bloco da comunidade carente do poço da draga, que fica próximo às imediações do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

                                 Por Hélio Duarte

Com muito samba e um por do sol à beira mar, a Marcha chegou ao fim em frente à praça dos estressados, símbolo da orla local, com uma intervenção artística feita com jarros de flores e peças de arte com sucata de bicicletas (feitas por artistas locais), chamando a atenção para a lei que proíbe os ciclistas de passear pelo o calçadão da orla e em defesa da construção de ciclovias.

                                 Por Paulo Winz

A proposta em Fortaleza não se encerra em uma única Marcha, os grupos envolvidos já estão se articulando na elaboração de outros movimentos que chamem a atenção das autoridades e população local para problemas em comum e assim, tentar de forma justa, com a força do povo, mudar a legislação, que inibe e proíbe o direito de exercer a liberdade em toda a sua forma.

Avante, Marchantes, rumo à liberdade!

Links de notícia :

 http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/06/flores-e-musica-marcam-marcha-pela-liberdade-em-fortaleza.html

 http://cearaenoticia.blogspot.com/2011/06/marcha-da-liberdade-reune-multidao-na.html

Links de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=jX_N6FaA748

 http://www.youtube.com/watch?v=L3g6mYavsyQ

 http://www.youtube.com/watch?v=zprUf4t3zS0&feature=related

Link de Fotos:

https://picasaweb.google.com/104201742620351459044/MarchaDaLiberdade?authkey=Gv1sRgCO3WiIqLpKqhlgE&feat=directlink

Site da Marcha em Fortaleza:

http://marchadaliberdadefortaleza.info/

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s